• English
JIT

Aparecida do Norte – São Paulo

Espaço entre linhas+- ATamanho da fonte+- Imprimir
Artigos relacionados

Com menos de 40 mil habitantes, Aparecida do Norte é ícone em turismo religioso no Brasil e possui diversos locais que merecem ser vistados. Dentre os principais pontos turísticos estão: Basílica Nova, Basílica Antiga, a Ponte da Fé, Porto Itaguaçu, Aquário, Teleférico, Igreja São Benedito, o Relógio das Flores, prédios antigos, seminário Bom Jesus ,  imagem da Nossa Senhora aparecida no mais alto morro, igrejas e escolas.

Conforme a cultura católica, Aparecida nasceu de um milagre quando, em 1717, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, em época de peixe escasso, foram pescar no rio Paraíba do sul. Na primeira vez que jogaram a rede, pescaram um corpo da imagem, sem cabeça, depois ao jogarem novamente a rede, tiraram do rio a cabeça da imagem, que se encaixava perfeitamente ao corpo. Depois da pesca da imagem, a pesca de peixe foi tão abundante que os pescadores e seus familiares se deram conta do milagre. A pesca milagrosa da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi um sinal de que a cidade seria abençoada. Por ter aparecido na devoção do povo de um modo tão misterioso, a imagem da Senhora da Conceição passou a ser conhecida como “Aparecida” – nome que a consagrou na devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha e Padroeira do Brasil.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é de terracota (argila) que, depois de modelada, é cozida em forno apropriado e mede cerca de 40 centímetros de altura. A cor acanelada, com que hoje é conhecida, deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros. Após ser estudada pelo Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro, pelos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Salvador (na Bahia), Dom Clemente de Silva Nigra e Dom Paulo Lanchenmayer, pode-se afirmar que a Imagem é do século XVII. Segundo alguns especialistas, seu estilo é seiscentista. Tarefa dificil foi determinar o autor da pequena imagem, já que não estava assinada. Após longo estudo, resolveu-se atribuir a autoria a Frei Agostinho de Jesus (Monge Beneditino). Caracterizam seu estilo a forma sorridente dos lábios, o queixo encastoado, tendo no centro uma covinha, o penteado, as flores em relevo, o broche de três pérolas na testa e o porte empinado para trás.

A imagem ficou abrigada durante anos na casa de um dos pescadores até que, em 1745, foi construída uma capela no Morro dos Coqueiros. Os frequentes relatos de milagres atribuídos à santa fizeram com que fosse criada uma freguesia de Guaratinguetá, batizada de Aparecida. Devido à intensa peregrinação de fiéis, a capela foi ampliada e, em 1888, Nossa Senhora Aparecida e a Vila de Aparecida ganharam uma igreja maior, conhecida hoje como Basílica Velha ou Matriz Basílica.

Em 1928, a Terra da Padroeira finalmente conseguiu sua emancipação de Guaratinguetá, e sua história de fé prosseguiu com a construção, em 1955, do Santuário Nacional, segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo.
Destaque no cenário turístico do Brasil, Aparecida é conhecida como “Capital Mariana da Fé” e recebe anualmente mais de nove milhões de visitantes, se constituindo no maior centro de peregrinação religiosa da América Latina. A cidade vive basicamente do comércio da fé, ou seja, daqueles que vêm agradecer ou pedir graças à Santa Padroeira do Brasil. Em toda parte encontra-se diversas lojas com recordações religiosas e santos.

Dica onde ficar:  O Hotel Catedral está muito bem localizado. Apenas a 100metros do portão da Basílica, santuário Nacional, servem almoços e jantares já que existe uma certa dificuldade de encontrar bons restaurantes a noite. Vale perguntar, sempre que for efetuar a reserva, pelo tipo de habitação já que o hotel está reformando e modernizando os apartamentos dos ultimos andares. Nos andares inferiores, existem placas na porta de entrada dos quartos com o nome dos bispos que estiveram alí hospedados anteriormente.
Contato:
Av. Getúlio Vargas, 901. Fone: 00 55 (12) 3105-1051.

0 Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. *

Roteiros e Destinos

Lançado novo portal de turismo de Santa Catarina

Lançado novo portal de turismo de Santa Catarina   0

A SANTUR ( Santa Catarina Turismo S/A), empresa responsável pela divulgação e promoção do turismo do Estado, acaba de lançar  o novo portal turístico (http://turismo.sc.gov.br/) mostrando as dez regiões turísticas catarinense [...]